top of page

Como planejar a rotulagem dos seus produtos

Atualizado: 26 de fev. de 2021

Na hora de rotular é importante pensar em toda a vida útil do produto, do envase ao descarte a fim de garantir a melhor experiência ao cliente. O rótulo é sua linha direta de comunicação com possíveis consumidores, nesse artigo você saberá ao que se atentar para minimizar imprevistos e se destacar de seus concorrentes.

Envase

O produto será envasado a qual temperatura? Pense nas condições de envase quando escolher sua embalagem, além disso peça ao seu fornecedor uma amostra caso seu produto seja envasado em temperaturas elevadas, afim de conferir se o material da embalagem é resistente o bastante.


Quando rotular

A embalagem será rotulada antes ou depois do envase? Em caso de industrialização esteja atento ao fato de que os produtos não podem ser transportados por longas distancias sem rotulagem adequada. Outro adendo importante é que essa informação pode te ajudar a escolher seu sistema de rotulagem.


Equipamentos

Confira se sua empresa tem todos os equipamentos necessários ao envase e a rotulagem, verifique o funcionamento de todo o maquinário antes de começar. Você também pode contratar um terceiro que preste serviços de embalagem e rotulagem, esse serviço para pequenas e médias empresas é uma excelente alternativa que reduz custos e também está disponível in-house (o prestador de serviços vai até a empresa).



Sistemas de Decoração

Os principais sistemas de decoração atuais são: Offset, Digital, Flexografia, Letterpress, Serigrafia e Rotogravura. Os mais amplamente difundidos no Brasil são o Digital e a Flexografia, você pode conferir detalhes sobre cada um dos sistemas AQUI.


Volume, Arte e Entrega

Calcule seu volume de produção, variações da arte e o prazo disponível. Após isso consulte seu designer gráfico á respeito de acabamentos especiais e outras necessidades específicas do seu produto, diferentes sistemas de impressão entregam resultados diferentes, esteja ciente dessas informações e reduzirá os erros relacionados á rotulagem.


Mostra-Esconde

Uma boa alternativa para produtos com grande apelo visual é usar de visores em sua embalagem, que exibam o produto e induzam o cliente a compra. Existem também produtos que devem ser abrigados da luz por determinações técnicas, por isso conheça bem o seu produto antes de agregar essa tecnologia.


Assuntos de Logística

Durante toda sua vida útil, do envase ao descarte, o rótulo e a embalagem não devem ser danificados. Por isso certifique-se de utilizar uma opção adequada ao seu produto afim de evitar avarias ou perdas, lembre-se que o barato pode custar caro e é sempre melhor agir com cautela.


Consulte a legislação vigente

Certifique-se de que todas as informações exigidas pelo órgão que regulamenta seu setor estão presentes no rótulo, verifique também o cadastro de todos os prestadores de serviço que o auxiliarão, afim de evitar complicações legais ou outras surpresas desagradáveis.



Impacto Ambiental

Essa é uma ação opcional, mas que pode trazer grandes benefícios para seu produto, segundo pesquisas, mais de 80% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis e 70% diz que, inclusive, pagaria um pouco a mais pelo atributo. (fonte: Union+Webster).



Após tudo isso

Entre em contato com fornecedores de sua confiança para realizar todo o projeto, estamos disponíveis caso precise de orientações adicionais, entre em contato em nossos telefones ou preencha esse formulário para solicitar online sua cotação.

139 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page