top of page

Conheça os tamanhos de latas mais usados no Brasil - medidas e plantas para você fazer seu design

Atualizado: 21 de jun. de 2021

Conheça aqui as medidas para fazer a arte e algumas curiosidades sobre latas para bebidas, esse tipo de embalagem já é fabricada em tamanhos de 135 ml a 5 l e cada país tem sua medida mais usada, conheça abaixo mais sobre cada formato.


Você microempreendedor que está começando a envasar pequenas quantidades de cervejas artesanais e outras bebidas terá todas as informações para fazer a arte do seu próximo projeto em latas.


1. Qual lata você está procurando?

Apresentaremos aqui os tamanhos mais utilizados no Brasil (296 ml, 330 ml, 350 ml, 473 ml) mas caso precise das medidas para outros tamanhos fale conosco aqui.


Lata 310 ml Sleek

As latas nesse tamanho são usadas no Brasil, Venezuela, Porto Rico e países da América Central, ela é ligeiramente mais estreita que a largura normal, sua tampa tem o diâmetro de 50 mm na tampa e o corpo de 53 mm. Ela tem 140 mm de altura e abaixo você vê uma planta simplificada:

Lata 330 ml Padrão

São as latas padrão na Europa desde os anos 70, essa medida é utilizada em muitos países por equivaler a um chope. Elas tem diâmetro de 52 mm na tampa e o corpo de 66 mm, altura de 108 mm. Ela apresenta uma maior área de distorção em comparação com a lata Sleek, confira:




Lata 350 ml Padrão

São as latas padrão na maior parte dos países sul-americanos e asiáticos, foram muito utilizadas durante o início dos anos 70 na Europa também. Elas tem diâmetro de 52 mm e o corpo de 66 mm, altura de 114 mm. Similar as de 330 ml, elas também tem uma área de distorção maior do que as latas Sleek.

Lata 473 ml

É um tamanho um pouco menos usado mas ainda assim popular em países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina e Chile. Ele equivale a uma caneca, o diâmetro da tampa é de 52 mm e o do corpo é de 66 mm, a altura é de 150 mm.


Sobre a sua arte

Sabendo as medidas de cada uma delas você pode usar programas de diagramação para definir o seu design, ou entrar em contato com designer de sua preferência para formatar a arte do seu produto ao tamanho da lata que vai utilizar.

Aos que vão diagramar a própria arte recomendamos a resolução mínima de 300 dpi., isso garante a boa visibilidade de todas as informações agregadas. O arquivo também deve ser fornecido em formatos editáveis como Photoshop, CorelDraw e Illustrator. A arte deve ser feita com no máximo oito cores, incluindo cromias, pantones e efeitos especiais e o código de barras deve ser disposto na vertical. Informações relevantes não devem ser dispostas na área de maior distorção pois é a área onde o plástico será mais esticado, isso é uma precaução para evitar perda da legibilidade.


E quando estiver tudo pronto (ou antes)

Você pode falar conosco em qualquer etapa do processo em que tiver dúvida ou se quer um especialista para orientar a implementação do uso de latas com sleeve na sua empresa. Entre em contato e tenha mais de dez anos de experiência trabalhando para você economizar na embalagem de seus produtos!


19.074 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page